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Quais inovações já estão encomendadas para os meios de pagamento em 2024?

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A última atualização anunciada pelo Banco Central foi o PIX Automático, previsto para outubro de 2024, que deverá operar de modo semelhante ao débito automático – com o diferencial de ser ainda mais rápido e eficiente, e com isenção de taxas para pessoas físicas. Além disso, o Drex, projeto de moeda digital do Banco Central (CBDC), terá o poder de tokenizar qualquer ativo, tornando as operações financeiras atreladas a esse ativo muito mais simples, rápida e segura. Em outras palavras, essa tecnologia tem o potencial de redefinir estruturas tradicionais de transação, proporcionando inúmeros casos de uso ainda não existentes.

Todas essas mudanças chegam para trazer experiências cada vez mais fáceis e fluidas para os usuários, não deixando de priorizar os protocolos de segurança e esforços de regulamentação, questões muito bem trabalhadas pela autoridade monetária.

O Open Finance, que consiste no sistema de compartilhamento de dados financeiros entre instituições bancárias com princípios de interoperabilidade, é outro movimento disruptivo que já trouxe e trará ainda mais transformações. Ainda que os números do Open Finance no Brasil impressionem e nos coloquem como um dos países mais bem-sucedidos no estabelecimento de um sistema financeiro aberto, as mudanças nesta esfera ocorrem em ritmo mais lento, considerando os desafios de regulação, segurança e a maturidade do comportamento do cliente.

Compras via PIX Open Finance – isto é, quando as aquisições não requerem uso de cartões ou chaves Pix e acontecem apenas por meio de alguns cliques no próprio ambiente do e-commerce – devem se tornar mais populares na medida em que a população vai ganhando confiança, por incluir os fatores de eficiência e simplificação. No futuro, vamos presenciar essa jornada sem redirecionamento, mas os bancos ainda não se adaptaram para esse cenário. É algo que leva tempo.

Uma pesquisa recente do Panorama Mobile Time/Opinion Box indicou que 80% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app em um mês, ou seja, temos um ambiente próspero para uma experiência do cliente cada vez mais mobile em que soluções como o Pix precisam estar cada vez mais atreladas ao celular.

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